OS NOSSOS PROJETOS
VO.U. Socorrer
O projeto VO.U. Socorrer realiza formações de primeiros socorros em instituições, escolas, faculdades, etc. Os voluntários do VO.U. Socorrer, acompanhados por um coordenador ou colaborador, são os responsáveis por realizar estas formações, pelo que os mesmos são treinados para adquirir os conhecimentos necessários e essenciais, antes de iniciarem a sua atividade.
As formações que fazemos têm duração de 1h30 ou de 3h, dependendo da sua duração os temas a abordar variam. Genericamente, abordamos vários temas com o objetivo de ensinar princípios básicos de socorrismo e, acima de tudo, como agir em determinadas situações de emergência médica, tal como em Paragem Cardiorrespiratória (onde se inclui o ensino do Suporte Básico de Vida), Enfarte Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Epilepsia, Choque Anafilático, Engasgamento, Feridas, Trauma e Queimaduras.
Perfil do Voluntário
No VO.U. Socorrer procuramos voluntários empenhados, com entusiasmo e vontade de nos ajudar a mudar o mundo e a forma como agimos em situações de emergência médica.
Importa salientar que o conhecimento prévio em relação à área da saúde NÃO É um pré-requisito ou critério de seleção, uma vez que os candidatos terão uma formação onde aprenderão todo o conhecimento necessário para a realização das sessões.
Periodicidade
Não temos uma periodicidade fixa. As formações têm sempre horários diferentes entre as semanas, que são disponibilizados numa plataforma online.
O que dizem os voluntários?
LUÍS LINDEZA
"Tornei-me voluntário do VO.U. Socorrer com expectativas elevadas, com a ideia de me tornar um agente de mudança, em capacitar o público geral na prestação de auxílio imediato a quem mais precisa. Neste momento, depois de tantas formações dadas, garanto-vos que estou ainda mais entusiasmado do que quando entrei nesta aventura. Faço um balanço extremamente positivo da minha experiência de voluntariado. Habilitar os mais jovens na prestação de primeiros socorros é muito importante, abrangendo as situações mais simples, como pequenas feridas e hemorragias, até eventos mais emergentes, como a paragem cardiorrespiratória, que obriga a um reconhecimento rápido da situação e um alerta imediato. Ensinar como proceder nestes casos é crucial, com mensagens simples e objetivas, combatendo mitos e tornando a nossa ajuda mais segura e adequada. É fundamental corrigir comportamentos e atribuir uma explicação lógica ao modo como se presta socorro."
Requisitos
Para garantir o empenho dos candidatos no voluntariado a que se propõem, a participação no VO.U. Socorrer pressupõe o cumprimento rigoroso de um requisito primordial, simples mas obrigatório:
-
Participação numa sessão de esclarecimento do projeto, para que possam conhecer a sua ação e objetivos;
Se tens a ambição que procuramos e queres embarcar connosco nesta aventura, aguardamos a tua inscrição!